• Leonardo Kröhling

Ex-combatente da FEB de 99 anos é a pessoa mais velha a vencer a COVID-19 no Brasil

Atualizado: Abr 16

O pracinha brasileiro que venceu os nazistas na Segunda Guerra Mundial também venceu a batalha contra o coronavírus


Ermando Armelino Piveta é um militar aposentado que atuou como segundo-tenente na Força Expedicionária Brasileira (FEB) e é a pessoa mais velha a se curar da COVID-19 no Brasil.


Este senhor de 99 anos já estava sendo assistido desde o dia 23 de Março, quando apresentou alguns sintomas do coronavírus e foi internado com pneumonia no dia 6 de Abril no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele passou oito dias na unidade de terapia intensiva (UTI) e ontem, dia 14 de Abril, finalmente recebeu alta. A equipe médica se reuniu na saída do paciente e aplaudiu sua recuperação. Emocionado, o militar respondeu batendo continência.


Ermando Armelino Piveta, de 99 anos, comemora a vitória contra o coronavírus.
"Vencer essa batalha para mim foi maior do que vencer a guerra, porque essa é uma peste, como em 1918 [gripe espanhola], é mundial! Eu saí dessa. Para mim, foi uma luta tremenda, mais do que na guerra. Na guerra você mata ou vive. Aqui você tem que lutar para viver e eu saí dessa luta vencedor!", afirmou Piveta à assessoria de imprensa do Exército enquanto deixava o hospital.

Curiosamente a alta de Piveta ocorreu exatamente 75 anos depois da "Tomada de Montese", uma das batalhas com a participação brasileira mais importantes, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Segundo o Exército Brasileiro, o militar serviu no Regimento de Artilharia Montada, treinou em Dacar (Senegal) e atuou na defesa do litoral brasileiro durante o conflito.


O militar é aplaudido pela equipe médica do Hospital das Forças Armadas em Brasília.

24 visualizações

Todas as imagens de livros, filmes, séries, jogos,  ou qualquer criações visual autoral são de seus respectivos proprietários.

Copyright Máquina dos Tempos. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do maquinadostempos.com. Para reproduzir qualquer conteúdo, entre em contato conosco: maquinadostempos@hotmail.com

O Máquina dos Tempos traz para você as histórias que moldaram o mundo através dos tempos. Com compromisso ético e científico, pretendemos fazer a análise e o debate histórico algo divertido e de amplo alcance. Por meio de um canal livre e aberto, entre diversos historiadores e historiadoras do Brasil.

Receba nossas atualizações

Preencha o formulário com seu e-mail e nome e receba e seja notificado sempre que o Máquina dos Tempos lançar novos conteúdos.

SIGA-NOS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo - Máquina dos Tempos
Logo - Máquina dos Tempos