• Pablo Bráulio

Ditadura civil-militar: o que ler, ver e ouvir?

Chegamos ao último artigo da nossa série sobre ensino de história da ditadura no Brasil. Não é propriamente um artigo, mas uma seleção de dicas de leitura e outros materiais para ver e ouvir sobre a história da experiência ditatorial vivida no Brasil entre 1964 e 1985.


Esperamos que as sugestões a seguir sejam úteis para professoras e professores de História que desejam se aprofundar no tema:


Livros, capítulos e artigos acadêmicos sobre a história da ditadura militar ou temas correlatos


1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura militar no Brasil [Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014] – neste livro, Ângela de Castro Gomes e Jorge Ferreira analisam o processo de instauração do regime ditatorial.


1964. História do Regime Militar Brasileiro [São Paulo: Editora Contexto, 2014] – livro escrito pelo historiador Marcos Napolitano se propõe a ser uma obra de síntese com linguagem acessível e voltada para o grande público.


A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar [Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 2018] – organizado pelo pesquisador Gabriel Amato e pelas pesquisadoras Carol Dellamore e Natália Barud, o livro consiste numa coletânea de artigos sobre documentários produzidos nas últimas décadas com temas relacionados à ditadura. A obra foi realizada a partir de uma parceria entre o Núcleo de História Oral da Universidade Federal de Minas Gerais (NHO/UFMG) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte.


A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964 [Rio de Janeiro: Zahar, 2014] – livro organizado pelos historiadores Daniel Aarão Reis, Marcelo Ridenti e Rodrigo Patto Sá Motta se propõe a fazer um balanço dos estudos sobre a ditadura civil-militar à luz das perspectivas de análise mais recentes.


As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária [Rio de Janeiro: Zahar, 2014] – neste livro, Rodrigo Patto Sá Motta analisa como a ditadura incidiu no contexto das universidades brasileiras.


Autoritarismo e cultura política [Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014] – sob organização de Luciano Aronne de Abreu e Rodrigo Patto Sá Motta, este livro que aborda questões mais amplas do ponto de vista conceitual (cultura política) e territorial (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai) que ajudam a refletir sobre a experiência ditatorial brasileira.


Combate nas trevas [Rio de Janeiro: Expressão Popular, s/d] – o clássico livro publicado em 1987 pelo historiador e militante comunista Jacob Gorender ainda é considerado uma leitura obrigatória e ganhou nova edição da Expressão Popular.


Direitas em movimento: a campanha da mulher pela democracia e a ditadura no Brasil [Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009] – na esteira dos estudos que se debruçaram sobre o apoio da sociedade civil ao golpe de 64 e à ditadura, Janaina Martins Cordeiro procura refletir sobre a complexidade da construção social do regime a partir da análise de uma organização de mulheres fundada em 1962.


Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988 [Rio de Janeiro: Zahar, 2014] – livro do historiador Daniel Aarão Reis em que aprofunda suas proposições sobre as conexões da sociedade civil com o regime ditatorial.


Ditadura militar, esquerdas e sociedade [Rio de Janeiro: Zahar, 2000] – neste pequeno livro, o historiador Daniel Aarão Reis defende sua tese de que a ditadura foi uma construção histórica de uma sociedade concreta e não uma ordem política imposta de cima pra baixo.


Em guarda contra o perigo vermelho [São Paulo: Perspectiva, 2002] – nesta obra, Rodrigo Patto Sá Motta faz uma análise do anticomunismo no Brasil durante o século XX e os capítulos dedicados à conjuntura de 1961-1964 possibilitam entender como se construiu uma ideologia que justificou o golpe de Estado que instaurou a ditadura.


Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010 [Rio de Janeiro: Objetiva, 2014] – este livro organizado por Daniel Aarão Reis é o 5º volume da coleção História do Brasil Nação: 1808-2010, publicado sob direção de Lilia Moritz Schwarcz. O volume é estruturado em capítulos nos quais historiadores experientes discutem aspectos específicos do período analisado, contém ainda cronologia e uma farta seção de imagens comentadas.


O Golpe de 1964: momentos decisivos [Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014] – livro de autoria de Carlos Fico, que esclarece várias questões sobre os antecedentes do golpe e como o regime instaurado a partir dali se tornou uma ditadura.


O Golpe de 1964 e o regime militar: novas perspectivas [São Carlos: Editora da UFSCar, 2014] – organizado por João Roberto Martins Filho, esta obra é uma coletânea de textos que se propõe a ser uma introdução às discussões mais atualizadas sobre o tema expresso no título.


Silêncios da ditaduraartigo de Heloísa Starling, publicado na revista Maracanan [n.12, Julho 2015, p. 37-46], joga luz sobre três aspectos do regime instaurado a partir do golpe de 64: o apoio da sociedade, a violências cometidas pelo Estado e o aparato de violência e repressão erigido pelo regime.


Livros, capítulos e artigos sobre o ensino de história da ditadura


A ditadura civil-militar em sala de aula: desafios e compromissos com o resgate da história recente e da memória – artigo escrito por Alessandra Gasparotto e Enrique Serra Padrós e publicado no livro Ensino de História – desafios contemporâneos [Porto Alegre: EST, 2010], organizado por Vera Lúcia Barroso, Nilton Mullet Pereira, Maria Aparecida Bergamaschi, Sirlei Gedoz e Enrique Serra Padrós.


Ditadura Militar e Democracia no Brasil: História, Imagem e Testemunho [Rio de Janeiro: Ponteio, 2013] – sob organização de Maria Paula Araújo, Izabel Pimenta da Silva e Desirre dos Reis Santos, este livro foi realizado por uma parceria entre a Comissão de Anistia do Ministério da Justiçã e Universidade Federal do Rio de Janeiro. A obra está dividida em capítulos temáticos voltados para o público docente, com sugestões de material para ser trabalhado em sala de aula.


O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964-1985) – artigo escrito por Marcos Silva e publicado na revista acadêmica Antíteses [Londrina, vol. 2, n.3, jan.-jun. de 2009, p. 33-34].


Internet: sites, canais e ambientes virtuais que oferecem conteúdos especializados na história da ditadura


Arquivo Público do Estado de São Paulo – o site do APESP contém um acervo digitalizado e exposições virtuais relacionados ao período ditatorial.


Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) – o site contém artigos e uma grande diversidade de outros materiais sobre história política contemporânea, muitos deles relacionados ao período militar.


Especial: 50 anos do golpe militar no Brasil (Univesp TV) – série de reportagens, entrevistas, documentários e seminários produzidos pelo canal da Univesp TV em 2014 por ocasião do aniversário de 50 anos do golpe de 64.


História da Ditadura – espaço virtual organizado por historiadores e historiadoras com o propósito de divulgar o que já foi produzido sobre a ditadura no Brasil e disponibilizar registros da época em vários formatos. O site também disponibiliza materiais voltados para as escolas.


Memórias da Ditadura – criado pelo Instituto Vladimir Herzog a partir de uma demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o portal tem objetivo de divulgar a história da ditadura com foco na população jovem e disponibiliza grande acervo online de materiais sobre o tema.


Memórias Reveladas – Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – o portal disponibiliza documentos de diferentes acervos e oferece ao visitante ambientes virtuais com temas relacionados às lutas políticas no contexto ditatorial.


Estes são os sete artigos que compõem a série sobre ensino de história da ditadura no Brasil:

1ª parte – 1º de abril: ensinar a ditadura entre verdades e mentiras

2ª parte – Revisionismo: que papo é esse?

3ª parte – Experiências autoritárias e repressivas recentes: memórias e debates

4ª parte – Golpe & revolução & contrarrevolução & contragolpe

5ª parte – Os aniversários do golpe e as reações ao negacionismo

6ª parte – História da ditadura na sala de aula: o que fazer? (anterior)

7ª parte – O que ler, ver e ouvir sobre a ditadura civil-militar no Brasil (atual)

113 visualizações

Todas as imagens de livros, filmes, séries, jogos,  ou qualquer criações visual autoral são de seus respectivos proprietários.

Copyright Máquina dos Tempos. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do maquinadostempos.com. Para reproduzir qualquer conteúdo, entre em contato conosco: maquinadostempos@hotmail.com

O Máquina dos Tempos traz para você as histórias que moldaram o mundo através dos tempos. Com compromisso ético e científico, pretendemos fazer a análise e o debate histórico algo divertido e de amplo alcance. Por meio de um canal livre e aberto, entre diversos historiadores e historiadoras do Brasil.

Receba nossas atualizações

Preencha o formulário com seu e-mail e nome e receba e seja notificado sempre que o Máquina dos Tempos lançar novos conteúdos.

SIGA-NOS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo - Máquina dos Tempos
Logo - Máquina dos Tempos