Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Silvia Federici

Atualizado: Mar 25

A dica de hoje se trata do livro Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva, escrito pela italiana Silvia Federici. Nesse livro, a autora objetiva estudar o fenômeno da acumulação primitiva do capital a partir da experiência das mulheres e do âmbito da reprodução da força de trabalho.

No livro, a autora defende que o fenômeno de Caça às Bruxas ocorrido na Modernidade foi tão fundamental para a acumulação primitiva quanto as tão estudadas política dos cercamentos - implementada na Europa entre o final da Idade Média e o começo da Idade Moderna - e a colonização do Novo Mundo. Segundo Federici, a Caça às Bruxas ocorrida na Modernidade teve os principais objetivos: criar uma oposição no seio da nascente classe proletária (homens x mulheres), acabar com as antigas formas mágicas de encarar a vida, e, sobretudo, fazer com que as mulheres perdessem o controle de seus corpos, principalmente no que tange à reprodução, para que eles passassem a servir ao capital nascente: reproduzir força de trabalho, ou seja, gerar filhos. Por fim, um ponto que merece destaque no estudo de Silvia Federici é o fato de a autora afirmar que a Caça às Bruxas não foi um fenômeno do passado da modernidade européia - mas que mesmo na modernidade ele ocorreu em outros continentes: na América, por exemplo - e nem tão pouco foi exclusivo da acumulação primitiva - mas que também hoje pode ser percebido em momentos de crise do capitalismo ou quando o capital busca criar raízes em dado país.

  • Autora: Silvia Federici;

  • Editora: Elefante;

  • Ano da primeira publicação: 1998;

  • 460 páginas;

  • Formato: Livro e PDF (o PDF do livro pode ser acessado por meio deste link: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3903658/course/section/960338/Federici%2C%20SIlvia%20Caliba%20e%20a%20bruxa_pdf.pdf );

  • Preço do livro: na maioria dos sites de compra custa R$ 50,00.



54 visualizações

Todas as imagens de livros, filmes, séries, jogos,  ou qualquer criações visual autoral são de seus respectivos proprietários.

Copyright Máquina dos Tempos. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do maquinadostempos.com. Para reproduzir qualquer conteúdo, entre em contato conosco: maquinadostempos@hotmail.com

O Máquina dos Tempos traz para você as histórias que moldaram o mundo através dos tempos. Com compromisso ético e científico, pretendemos fazer a análise e o debate histórico algo divertido e de amplo alcance. Por meio de um canal livre e aberto, entre diversos historiadores e historiadoras do Brasil.

Receba nossas atualizações

Preencha o formulário com seu e-mail e nome e receba e seja notificado sempre que o Máquina dos Tempos lançar novos conteúdos.

SIGA-NOS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo - Máquina dos Tempos
Logo - Máquina dos Tempos