DETECTA

Leia as publicações do Detecta, o projeto de “fact-checking” do Máquina dos Tempos.

Aqui você encontra um trabalho de checagem de conteúdos de História que circulam pela internet e também pode contribuir com esse trabalho enviando sugestões de verificação ou recomendando referências e informações que possam nos ajudar a melhorar nossa checagem. Conheça o projeto e participe!

Por que DETECTA?

Narrativas paralelas às produzidas pelos historiadores e historiadoras não são uma novidade. Sempre existiram! Muitas delas têm a sua legitimidade, mas outras tantas precisam ser combatidas:

mitos, anacronismos, simplificações, senso comum, negacionismos, usos e abusos diversos do passado sempre conviveram com a produção historiográfica.

 

Tudo isso sempre conviveu com a produção historiográfica, mas hoje vivenciamos uma profusão de narrativas enganosas por meio das redes sociais e grupos de Whatsapp, Telegram e outras ferramentas de comunicação.

 

Nesse contexto, parece aumentar o desprestígio da produção científica. Isso não afeta apenas as ciências humanas, mas o conhecimento histórico tem sido um dos principais alvos de ataques sistemáticos. Evidências, métodos e um esforço coletivo de produção do conhecimento têm sido desprezados em favor de crenças, opiniões, valores e convicções pessoais.

 

Tais circunstâncias abriram caminho para as fake news, que circulam em complexas redes de comunicação, produzindo desinformação. Jornalistas e veículos de mídia tradicionais e alternativos têm se engajado em projetos de fact checking. Serviços de checagem de fatos têm sido um instrumento importante na verificação de notícias suspeitas que repercutem por aí.

 

Então, pensamos: por que não criamos um projeto de checagem de conteúdos de História? Assim surgiu o Detecta, o primeiro projeto de “fact checkin histórico” do Brasil.

Todas as imagens de livros, filmes, séries, jogos,  ou qualquer criações visual autoral são de seus respectivos proprietários.

Copyright Máquina dos Tempos. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do maquinadostempos.com. Para reproduzir qualquer conteúdo, entre em contato conosco: maquinadostempos@hotmail.com

O Máquina dos Tempos traz para você as histórias que moldaram o mundo através dos tempos. Com compromisso ético e científico, pretendemos fazer a análise e o debate histórico algo divertido e de amplo alcance. Por meio de um canal livre e aberto, entre diversos historiadores e historiadoras do Brasil.

Receba nossas atualizações

Preencha o formulário com seu e-mail e nome e receba e seja notificado sempre que o Máquina dos Tempos lançar novos conteúdos.

SIGA-NOS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo - Máquina dos Tempos
Logo - Máquina dos Tempos