DETECTA

Leia as publicações do Detecta, o projeto de “fact-checking” do Máquina dos Tempos.

Aqui você encontra um trabalho de checagem de conteúdos de História que circulam pela internet e também pode contribuir com esse trabalho enviando sugestões de verificação ou recomendando referências e informações que possam nos ajudar a melhorar nossa checagem. Conheça o projeto e participe!

Nossas etiquetas 

Toda vez que detectamos uma narrativa suspeita, verificamos e publicamos nossas conclusões, que serão reforçadas por uma etiqueta. Temos sete etiquetas com os seguintes significados: 

Confirmado!

Usaremos essa etiqueta quando verificarmos que há consenso entre historiadores sobre a narrativa apresentada. Para isso, é preciso haver amplos estudos já consolidados, com evidências que nos permitem dizer que a a narrativa está muito próxima do modo como as coisas ocorreram de fato.

Há evidências! 

Quando for possível afirmar, a partir de algumas evidências (documentos, vestígios, levantamentos estatísticos etc.) já analisadas por algum (a) historiador(a), que a narrativa tem alguma procedência, mesmo que não seja consenso ou que não tenha sido submetida a estudos e debates amplos no campo historiográfico.

Debate aberto!

Quando a narrativa não é consenso entre historiadores (as) e, havendo outras linhas de interpretação, o debate ainda permanece aberto, carecendo estudos e novas evidências para afirmar com mais segurança que as coisas ocorreram do modo como é apresentado na narrativa.

Problemático!

Quando a narrativa não é exatamente falsa, mas é muito simplista, apresenta lacunas ou precisa ser problematizada, pois há outros aspectos a serem analisados. Se a narrativa representar a versão, entre outras versões possíveis, de um grupo diretamente envolvido nos fatos e não puder ser inteiramente confirmada pelo trabalho historiográfico, essa etiqueta também poderá ser utilizada.

Anacrônico! 

Quando a afirmação está fundada em alguma forma de anacronismo: visão retrospectiva, temporalidade problemática etc., o que torna a narrativa deturpada e inviabiliza uma análise histórica mais qualificada.

Carece de fontes!

Quando não se pode afirmar que a narrativa é falsa, mas que se baseia em conjecturas, achismos ou versões não amparadas por evidências ou estudos históricos, sendo necessária a investigação de mais fontes para que os fatos sejam melhor compreendidos.

Lorota!

Quando a narrativa é totalmente infundada e precisa com urgência ser repensada pois está sendo divulgada de modo deliberado para espalhar uma mentira, havendo portanto evidências de que as coisas não ocorreram como representada na narrativa.

(Última atualização feita em 10 de maio de 2020)

Todas as imagens de livros, filmes, séries, jogos,  ou qualquer criações visual autoral são de seus respectivos proprietários.

Copyright Máquina dos Tempos. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do maquinadostempos.com. Para reproduzir qualquer conteúdo, entre em contato conosco: maquinadostempos@hotmail.com

O Máquina dos Tempos traz para você as histórias que moldaram o mundo através dos tempos. Com compromisso ético e científico, pretendemos fazer a análise e o debate histórico algo divertido e de amplo alcance. Por meio de um canal livre e aberto, entre diversos historiadores e historiadoras do Brasil.

Receba nossas atualizações

Preencha o formulário com seu e-mail e nome e receba e seja notificado sempre que o Máquina dos Tempos lançar novos conteúdos.

SIGA-NOS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
Logo - Máquina dos Tempos
Logo - Máquina dos Tempos